Certificado digital Covid entra em vigor. O que é e para que serve? 
1 Julho, 2021
Regulamentação do regime extraordinário e transitório de incentivo à manutenção de postos de trabalho, previsto no artigo 403.º da Lei n.º 75 -B/2020, de 31 de dezembro.
27 Julho, 2021

NOTA INFORMATIVA: TESTAGEM DE DIAGNÓSTICO DE SARS-COV-2 EM LOCAIS DE TRABALHO COM 150 OU MAIS TRABALHADORES.

NOTA INFORMATIVA

TESTAGEM DE DIAGNÓSTICO DE SARS-COV-2 EM LOCAIS DE TRABALHO COM 150 OU MAIS TRABALHADORES.

ESPECIAL COVID-19

20 de julho de 2021

 

No âmbito do Comunicado do Conselho de Ministros publicado no dia 9 de junho de 2021, foi anunciado que, em todo o território nacional continental, independentemente de se estar perante um concelho de risco alto, baixo ou moderado, em locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores passa a estar prevista, por determinação da autoridade de saúde, a possibilidade dos trabalhadores que, independentemente do vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica, prestem aí atividade, a realização de testes diagnóstico de SARS-CoV-2.

Nesta sequência, subentende-se que o custo dos testes ficará a cargo das empresas.

E, quanto à regularidade da testagem, foi declarado que o objetivo é que haja uma testagem regular, pelo que cabe a cada empresa definir com que frequência pretende realizar tal testagem.

É de salientar ainda que, a norma da Direção-Geral da Saúde admite testes de diagnóstico, também para utentes e visitantes de estabelecimentos de saúde e ensino e de serviços públicos. Bem como, passa a estar sujeito a esta testagem «quem pretenda assistir ou participar em eventos natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar, designadamente casamentos e batizados, sempre que o número de participantes exceda o definido pela DGS para efeitos de testagem de participantes em eventos.».

Esta medida foi anunciada através do Comunicado do Conselho de Ministros publicado a 9 de junho de 2021.

A Global Lawyers tem uma equipa multidisciplinar preparada para o auxiliar e informar neste momento de emergência, quer para os desafios legais, quer para os operacionais, que se colocam a todos nós enquanto consumidor ou Entidade Empresarial.

Contacte-nos através do e-mail marta.ribeiro@glawyers.eu ou do telefone 253 463 883/211 994 691. 

Artigo da Advogada Estagiária Ana Rita Carneiro.