A primeira-ministra britânica está a esclarecer os deputados acerca dos avanços no acordo de “divórcio” com a União Europeia, numa altura em que se acumulam as baixas no Governo em sinal de discórdia.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, garante que “o acordo para o Brexit é mais ambicioso em termos de trocas comerciais do que qualquer outro” mantido entre o bloco e os restantes parceiros. “Mais nenhuma economia avançada tem um acordo semelhante com a União Europeia”, insistiu.
A sustentar esta afirmação, May explica que ficou determinada a criação de uma área de comércio livre de bens entre o Reino Unido e a União Europeia, “com zero tarifas, taxas, encargos ou restrições quantitativas transversais a todos os sectores”.
Para a líder britânica, outra das conquistas das negociações foi o consenso no que toca às relações nos serviços e investimento, incluindo os serviços financeiros, as quais classifica como “próximas” e considera que “vão muito além do World Trade Agreement”.
May está esta quinta-feira no Parlamento a esclarecer os restantes ministros acerca do esboço do acordo do Brexit delineado com os representantes da União Europeia. “O que conseguimos ontem não foi um acordo final”, reforçou a ministra, numa declaração que foi acompanhada por risos dos presentes. “É um esboço que significa que sairemos da União Europeia de uma forma suave e ordeira” continuou a ministra, provocando o aumento do volume do riso entre a plateia, ao ponto de se interromper por momentos.
Fonte: “Jornal de negócios” 15-11-2018